Banoffee
- Poesia Na Cozinha
- 23 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
1ª Parte - Ganache:
Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo (50% a 60% de cacau)
2/3 de xícara (chá) de creme de leite fresco (160 g)
1 ¼ colheres (sopa) de mel
1 ½ colheres (sopa) de manteiga em ponto de pomada
Modo de Preparo
Na tábua, pique o chocolate em pedaços bem pequenos e transfira para uma tigela – quanto mais picado estiver, melhor para derreter. Se a manteiga estiver gelada leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos para ficar na consistência de pomada.
Numa panela pequena, coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo médio para aquecer, mexendo de vez em quando com uma colher. Atenção: não deixe o creme ferver. Quando surgirem as primeiras bolhas, mergulhe o dedo indicador e veja se suporta deixar por apenas 4 segundos. Se o creme de leite estiver muito quente, a gordura do chocolate e do creme se separam e a ganache fica com aspecto talhado.
Regue o creme de leite quente sobre o chocolate picado e deixe sem mexer por 2 minutos – assim todo o chocolate aquece por igual. Misture delicadamente com uma espátula de silicone até todo o chocolate derreter e formar um creme liso. Acrescente o mel, a manteiga e misture delicadamente até ficar brilhante.
Deixe a ganache esfriar completamente, em temperatura ambiente, por cerca de 1 hora antes de levar para a geladeira. Enquanto isso, aproveite para preparar o bolo. Assim que a ganache esfriar cubra com filme e leve para a geladeira por cerca de 40 minutos, até firmar e atingir a consistência ideal para rechear e cobrir o bolo.
OBS: a ganache pode ser feita na noite anterior e mantida fora da geladeira para ficar na consistência ideal para cobrir o bolo pela manhã. Se preferir, mantenha na geladeira por até 15 dias, basta aquecer novamente em banhomaria antes de usar – sempre com o cuidado de mexer delicadamente e não aquecer em excesso.
2ª Parte – A Massa
Ingredientes
1 ½ de farinha de amêndoa (150g)
1 ½ de farinha de trigo (185g) (você também pode usar farinha de aveia)
½ colher (chá) de canela
1 pitada de cravo-da-índia moído
1 pitada de sal
Raspas de limão
150 g de manteiga
¼ de xícara (chá) açúcar
2 gemas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) suco de limão
Modo de Preparo
Em uma vasilha, misture a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, a canela, o cravo-da-índia moído, o sal e as raspas de limão. Reserve.
Na vasilha da batedeira , adicione a manteiga e o açúcar, e bata até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione as gemas, o extrato de baunilha e o suco de limão. Continue batendo até ficar homogêneo.
Com uma espátula, adicione os ingredientes secos ao creme de manteiga batida, e mexa até virar uma massa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 min, para relaxar o glúten e pra endurecer.
Abra a massa entre dois pedaços de papel-manteiga, ou em uma bancada enfarinhada, até ficar com 0,5 cm de espessura. Retire o papel manteiga de cima e coloque a massa em uma fôrma de fundo removível. Retire o segundo papel-manteiga e encaixe a massa na fôrma ajeitando com a mão.
Corte a rebarba e o excesso de massa, fure o fundo todo com um garfo e leve para o congelador por 10 min.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Asse a massa por 15min ou até ficar dourada.
Obs.: Unte a forma com manteiga para a massa sair fácil.
Montagem da torta:
Massa assada
Camada espessa de ganache por toda a massa interna
Camada de doce de leite (+ ou - 300g)
2 bananas fatiadas
Chantilly com açúcar de confeiteiro (1 xícara de creme de leite fresco, 2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro)
Cacau em pó (1 colher de sopa) para polvilhar por cima do chantilly
Comentários